miercuri, 4 aprilie 2007

CU(a)bismo?



Esta pintura representa uma ruptura revolucionária na história da arte moderna.
O motivo de cinco nus femininos agrupados em torno de uma natureza-morta mantém-se em dívida para com a convenção clássica. As grandes figuras são angulares, com a influência da escultura ibérica antiga evidente nas cabeças das figuras centrais, enquanto que as figuras do canto com os seus grandes planos firmemente contornados anunciam uma abordagem totalmente nova. As figuras e o fundo parecem formar um relevo que esquece toda a busca de profundidade espacial e retém uma relação íntima com a superfície pictórica.
A cortina e a mobília estão fortemente segmentadas em losangos, adicionando um dinamismo premente à composição, já de si, explosiva. As figuras são mostradas a partir de uma variedade de ângulos em simultâneo: a figura sentada está de costas voltadas para nós e, no entanto, olha fixamente para fora da tela.
O tratamento geométrico das figuras e a rejeição do naturalismo exemplificados por este quadro foram cruciais para o desenvolvimento da arte moderna, anunciando o nascimento do Cubismo.

Niciun comentariu: