luni, 2 aprilie 2007

O Lugar do DeSENHO




É sabido que a Arte como uma componente integrante da Lei de Bases do Sistema Educativo, permite desenvolver o pensamento crítico, criativo e a sensibilidade, explorar e transmitir novos valores.
O desenho, como um meio de expressão é um óptimo exercício para a imaginação e para a organização mental do ser humano.
É IMPRESCINDIVEL não esquecerrmos que a base de uma criação nasce de um esboço, de um traço, de uma linguagem visual.
O desenho é um meio de linguagem universal e intemporal que ao longo dos tempos foi tendo as suas mutações, dependendo da época e a história, é feita desses marcos que nasceram da vontade e da busca de novas experiências.


É necessário o Homem acompanhar o presente, mas não esquecer o passado.
Com o surgimento da ARS TELEMÁTICA vivemos numa época de mudanças, em que o comodismo do olhar está presente todos os dias nas nossas casas com a televisão que nos bombardeia de imagens sucessivas por fracções de segundos para o qual o ser humano só reage com o instinto do corpo sem ter tempo de observar, mesmo sem dar por isso. Estamos a habituar as crianças a não - observar, não – pensar, e o sentido estético - visual na educação de hoje perde-se em não – lugares, onde não se encontram pontos de referência e a arte de hoje corre o risco de não ter identidade amanhã.
Hoje em dia o professor deve estar apto para responder às novas mudanças, mas nunca deverá esquecer de incutir aos seus alunos que antes de se saber manusear com programas informáticos deve-se saber - estar , saber – ser, saber - fazer, saber – pensar, saber – olhar e isso será o que vai servir de arranque para se ter a sensibilidade e a tal performance que é tão necessário ao artista.
O estilo nasce do ser interior, da forma como cada um vê e o transpõe para o papel, ou tela, ou parede, ou monitor….
Com o advento das novas tecnologias as pessoas estão cada vez mais adversas ao lápis e papel e mais adeptas do teclado e do rato.
É essencial adequar o ensino às novas mudanças sim….mas não esquecer o essencial,
aquilo que gere em torno de um artista que é a capacidade de criaR.

Niciun comentariu: